quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Presidente Castello Branco será o primeiro município a adotar o sistema GeoFrota da Embrapa

 

A partir da esquerda: Supervisor do Núcleo de Tecnologia da Informação da Embrapa Suínos e Aves, Geordano Dalmedico, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Suínos e Aves, Franco Martins, secretário de Agricultura de Pres. Castello Branco, Carlos Eduardo Machado, coordenador de Agricultura de Pres. Castello Branco, Láercio da Silva, vice-prefeito de Pres. Castello Branco, Cleiton Frigo, representante da Ekodata, Marco Antônio Ramme, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves Cláudio Miranda, analista da Embrapa Suínos e Aves Mateus Lorenzetti, e o chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe


 

O município catarinense de Presidente Castello Branco vai ser o primeiro a utilizar o GeoFrota, sistema de informação desenvolvido pela Embrapa Suínos e Aves para gerenciar pedidos e registrar serviços agrícolas realizados por prefeituras, associações ou empresas terceirizadas.

 

Um acordo de cooperação técnica para fins de desenvolvimento, validação técnica e mercadológica do GeoFrota foi assinado ontem à tarde na Embrapa em Concórdia, com a presença do chefe-geral do centro de pesquisa, Everton Krabbe, o chefe-adjunto de transferência de tecnologia, Franco Martins, o pesquisador Cláudio Miranda, o vice-prefeito de Castello Branco, Cleiton Frigo, o secretário de Agricultura do município, Carlos Eduardo Machado, do coordenador de Agricultura, Laércio da Silva, e o representante da empresa Ekodata Tecnologia e Saneamento Ambiental, Marco Antônio Ramme.

 

Criado em 2021, durante o projeto Smart (Desenvolvimento de um modelo de gestão ambiental para bacias hidrográficas com produção intensiva de animais na região Sul do Brasil – 2019-2022), o protótipo do GeoFrota tinha como objetivo inicial acompanhar a aplicação de biofertilizantes suínos nas lavouras. Desde então, o sistema foi ampliado e adaptado, ganhando funcionalidades que o tornam mais atrativo para uso pelos municípios.

 

A ferramenta permite comprovar a aplicação de recursos públicos em serviços prestados a produtores rurais e evidenciar a correta destinação dos biofertilizantes gerados pela suinocultura. Os dados também poderão apoiar estudos sobre sustentabilidade, biosseguridade e outras áreas de pesquisa.

 

Para o chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe, a iniciativa reforça o papel estratégico da rastreabilidade nas cadeias produtivas. “Esse investimento em sistemas como o GeoFrota mostra a preocupação constante com a biosseguridade, fundamental para Santa Catarina, responsável por 55% das exportações brasileiras de carne suína no primeiro bimestre de 2025”, destacou.

 

Segundo o pesquisador Cláudio Miranda, responsável pelo desenvolvimento, o software tem caráter social por dispensar equipamentos específicos, já que pode ser acessado pelo celular. Ele ressaltou ainda que os dados coletados poderão ser integrados ao SGAS, o Sistema de Gestão Ambiental da Suinocultura, também criado pela Embrapa.

 

O vice-prefeito Cleiton Frigo avaliou que a implantação do GeoFrota trará ganhos imediatos à administração municipal. “A ferramenta não só vai automatizar as solicitações de serviço, hoje feitas manualmente em blocos de papel, como também vai melhorar a gestão das informações”, afirmou.

 

Caberá à empresa EkoData a implantação do sistema, o treinamento dos usuários e o acompanhamento dos testes, com possibilidade de sugerir customizações e melhorias.

 

Localizado no Alto Uruguai Catarinense, Presidente Castello Branco tem 65 km² de área e população estimada em 1.711 habitantes, segundo o IBGE. A principal atividade econômica do município é a agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Força do Limão Paulista: exportação da fruta cresce 21%

  SP produziu mais de 1,1 milhão de toneladas da fruta e exportou cerca de 80 mil toneladas (US$72 milhões)   O Estado de São Paulo é o maio...